Localizada em Santa Maria, a Escola Medianeira destaca-se como uma instituição de ensino particular comprometida com a excelência educacional. Atendendo desde a educação infantil até o ensino fundamental, a escola proporciona um ambiente acolhedor e inovador para o desenvolvimento integral dos alunos. Com foco nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, a Escola Medianeira adota abordagens pedagógicas modernas, promovendo um aprendizado significativo e adaptado às necessidades dos estudantes. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a formação de cidadãos conscientes, contribuindo para o fortalecimento da comunidade educacional em Santa Maria.

Nossa História

A Escola Medianeira nasceu no interior do Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria. Ao aceitarem o desafio de fazer da “Educação um Serviço à Vida”, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição deram início à missão educativa no dia 06 de março de 1957, respeitando as diferentes etapas da vida do educando, capacitando-o a realizar novas leituras da realidade e contribuindo para torná-lo um verdadeiro agente transformador na sociedade, incentivando-o a respeitar o próximo e o convívio em grupo.

• Dois anos após o início da missão, em 1959, foi iniciado o curso primário, funcionando nesse ano as 1ª e 2ª séries. A partir dessa época a instituição foi nomeada de Escola Nossa Senhora Medianeira.
  • No ano de 1963, a antiga Escola Normal Regional Nossa Senhora do Trabalho, que até então funcionava junto à rua Andradas, transferiu-se com aproximadamente 130 educandos para o inacabado prédio da Escola Nossa Senhora Medianeira, que passou a ser dirigida pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
  • Em 1987, foi iniciado oficialmente o Jardim de Infância e posteriormente todas as séries da Educação Infantil.

Quem Somos

As Irmãzinhas da Imaculada Conceição fazem parte de uma comunidade religiosa com ideais compartilhados, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo e mantendo-se abertas à Igreja e ao mundo. Esta comunidade busca ativamente contribuir para a realização do Reino de Deus, inspirada pela abordagem de Santa Paulina. Comprometem-se com os desafios da realidade e atuam como presença profética, envolvendo-se nas lutas pela defesa e promoção da vida.

Santa Paulina, a primeira santa do Brasil, fundou da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em 1890. Desde então, a Congregação constrói os seus processos missionários tecendo redes de cooperação. Em 2009, avançou para formas mais sistemáticas de experiências conjuntas no que veio a se chamar de Rede Santa Paulina. Com o lema “Educação, serviço à vida”, a Rede reflete a dedicação em promover uma educação permeada pelos valores cristãos e pela missão de contribuir para um mundo mais justo e solidário.

Santa Paulina expressava a importância dos colégios para a Congregação, ela afirmava que “os colégios são parte das mais importantes dos trabalhos da Congregação”. Ao proclamar que nos colégios se “educa evangelizando e se evangeliza educando”, Santa Paulina ressalta a interconexão vital entre a educação e a evangelização. A educação não é apenas uma transmissão de conhecimento, mas um processo integral que envolve a formação do ser humano em sua totalidade.

A Escola Medianeira atua desde 1957 na educação e no ensino em Santa Maria, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Sendo uma das cinco Unidades de Educação da Rede Santa Paulina. A Escola conta um corpo docente, qualificado e dedicado a missão educacional, formado por Professores, Auxiliares, Monitores, Coordenadoras Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Apoio Educacional e profissionais nos setores de Administração, Secretaria, Pastoral, Recepção, Serviços de Higienização e de Manutenção, além das Irmãs.

Ao longo dos anos, a Escola Medianeira construiu uma sólida trajetória no cenário educacional de Santa Maria. Desde o desafio lançado pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição até a expansão para a Educação Infantil, nossa missão tem sido transformar vidas por meio da educação. Nossa escola trilha um caminho de excelência, respeitando as diversas fases da vida do educando e incentivando o desenvolvimento integral. Convidamos todos a fazerem parte desta jornada educativa, onde a educação é verdadeiramente um serviço à vida.